Notícias

Formação em TERAPIA DA INTEIREZA: nova turma em Recife, com certificação do MEC

Estão abertas as inscrições para a formação em Terapia da Inteireza: Uma abordagem transdisciplinar na arte de cuidar, com Roberto Crema e Lydia Rebouças, com nova turma em Recife, a partir de Fevereiro 2019. A formação tem certificação do MEC e esta é a segunda turma em todo o Brasil. Roberto Crema é reitor e Lydia Rebouças é reitora pedagógica, respectivamente, da Unipaz.

Cuidado Integral – Terapia da Inteireza é uma proposta integrativa de formação na ciência e arte terapêutica, fundamentada na abordagem transdisciplinar holística, que tem sido desenvolvida e irradiada há três décadas, no Brasil e no exterior, pela Universidade Internacional da Paz – UNIPAZ. Propõe uma ressignificação do conceito de terapia e da atitude terapêutica como a arte de cuidar da inteireza humana, considerando o solo fértil de uma Ecologia do Encontro como a sua matriz essencial. Uma visão aberta do ser humano como um composto somático, psíquico e noético atravessado pela Chama da Essência, que postula uma perspectiva iniciática ou evolutiva, na perspectiva de uma Quinta Força em Terapia, que integra o plano pré-pessoal com o pessoal e o transpessoal. Alia o método analítico ao sintético, orientando-se por uma cartografia vasta e inclusiva da totalidade humana. Uma escola do Encontro transdisciplinar que desvela um jeito de cuidar do holon humano, a partir da visão aberta, da escuta inclusiva, da hermenêutica plural e do acompanhamento do processo que se desvela no transtemporal agora.

TERAPIA
Como um suposto cuidar, que emana do poder do Encontro.

INTEIREZA
Segundo uma visão holística na qual o todo-e-as-partes estão sinergicamente em interrelações dinâmicas, constantes e paradoxais e a abordagem dialógica transdisciplinar.

O QUE É?
Esta formação em Cuidado Integral, Quinta Força em Terapia, é uma síntese entre A Arte de Cuidar, de Roberto Crema; O Corpo – Texto Sagrado, de Lydia Rebouças e A Arte de Viver a Vida, a obra-prima que Pierre Weil legou à humanidade. Um mergulho profundo e transformador nos horizontes do potencial da inteireza, sustentado numa visão antropológica aberta e inclusiva, na metodologia analítica e sintética e numa cartografia ampla da vastidão do fenômeno humano, centrada na perspectiva evolutiva e no Encontro como matriz do cuidado e agente básico da transformação. Um projeto original e pioneiro da UNIPAZ.

POR QUÊ?
A crise global de falta de visão, de escuta e de cuidado é traduzida pela dissociação, desequilíbrio, exclusão, violência, corrupção, alienação, entre outros sintomas expressos em nosso corpo individual, social e ambiental. Necessitamos de agentes de saúde, facilitadores do processo de bem-estar psicossomático, social, ambiental e espiritual, de acordo com a própria Organização Mundial de Saúde.

PARA QUÊ?
• Habilitar pessoas à prática do Cuidado Integral, partindo da proposta teórico-vivencial de uma ecologia individual, social e ambiental, sustentada na abordagem integrativa.
• Educar para a vida e o sentido, a partir do cuidado em sua inteireza, que brota da alquimia do Encontro.
• Promover a formação de agentes de saúde integral, nas áreas clínica, social e ambiental.

PARA QUEM?
O Cuidado Integral destina-se, no plano individual, a toda pessoa interessada em evoluir. No plano profissional, a quem deseja ampliar e atualizar suas perspectivas teóricas e práticas com a visão integrativa e a consciência emergente. Indicado para pessoas com formação acadêmica e experiencial, e para os que buscam uma ampliação dos horizontes do saber e do ser. Área Clínica – Cuidadores psicólogos, psiquiatras, médicos, enfermeiros, entre outros. Área Social – Cuidadores do corpo coletivo: educadores, assistentes sociais, consultores organizacionais, empresários, administradores, políticos, cientistas sociais, sacerdotes, artistas, entre outros. Área Ambiental – Cuidadores do corpo da natureza: biólogos, ecólogos, ecologistas, engenheiros florestais, arquitetos, entre outros.

COMO?
1. Seminários teórico-vivenciais, dialógicos, centrados no grupo.
2. Holopraxis no cotidiano. Prática de Despertar proveniente de uma Tradição sapiencial, para ser praticada no local de residência do participante.
3. Grupos de encontro para o estudo bibliográfico e o aprimoramento coletivo.
4. Holopraxis nos seminários. Espiralando ao Centro – a dança como um caminho terapêutico de cura e do encontro com a expressão íntima e única de cada ser.

ONDE?
Os encontros do Cuidado Integral serão na sede da UNIPAZ PE, rua Dr. Enéas de Lucena 244, Encruzilhada, Recife. Fone 81.3244.2742.

CALENDÁRIO

CUIDADO INTEGRAL 2019

Fevereiro-15/16
TERAPIA DA INTEIREZA – Ciência e Arte do Cuidado Integral
Roberto Crema e Lydia Rebouças

Março – 15/16
O CORPO, TEXTO SAGRADO– Paisagens d’Alma
Lydia Rebouças

Abril – 12/13
ANTIGOS E NOVOS TERAPEUTAS – Abordagem Transdisciplinar em Terapia
Roberto Crema

Maio- 10/11
O CORPO DE ASAS E RAÍZES: A Maternidade d’Alma
Lydia Rebouças

Junho – 14/15
CAMINHOS DO CUIDADO – Análise e Síntese: Raízes e Asas
Roberto Crema

Julho- 12/13
O CORPO DOS DESEJOS: da escassez a Abundância
Lydia Rebouças

Agosto- 9/10
O PODER DO ENCONTRO – Origem do Cuidado
Roberto Crema

Setembro – 13/14
O CORPO IMPERMANENTE: acolhendo vida-morte-vida no cotidiano
Lydia Rebouças

Outubro- 11/12
MITOS, RITOS E SONHOS – O Livro das Escrituras
Roberto Crema

Novembro – 8/9
O CORPO DA CONFIANÇA – Harmonia e Conflito
Lydia Rebouças

Dezembro- 6/7
ECOLOGIA DA PRESENÇA – Mensagens do Deserto
Roberto Crema

2020

Fevereiro 2020 – 7/8
O CORPO QUE AMA: Trilhas da Entrega
Lydia Rebouças

Março 2020 – 14/15
RIOS DO EGO, OCEANO DO SER – Análise e Sintese Transacional
Roberto Crema

Abril 2020 – 17/18
O TOTEM HUMANO – O Desafio da Inteireza
Roberto Crema e Lydia Rebouças


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

ANTIGOS E NOVOS TERAPEUTAS: 0 Cuidado Integral
• De Philon de Alexandria à transmodernidade
• O encontro da moderna Psicologia Ocidental com a antiga Psicologia Tibetana
• Demo-lição e reconstrução
• Normose, a patologia da normalidade
• Terapeuta: um suposto cuidar
• O Quaterno do Cuidado
• Pressupostos antropológicos
• Anthropos: a Utopia Humana
• Uma Cartografia da Inteireza: da Persona ao Aberto
• Critérios de discernimento
• O Instante e o Sorriso
• Vestígios de Encontros


CORPO DOCENTE:

Roberto Crema
Psicólogo, Antropólogo e Mestre em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade de Paris. Criador do enfoque da Síntese Transacional – uma Ecologia do Ser, na perspectiva de uma quinta força em terapia. Coordenador geral do I Congresso Holístico Internacional (1987), que impulsionou a criação da UNIPAZ. Introdutor, no Brasil, da Formação Holística de Base (1989) e do Colégio Internacional dos Terapeutas (1992). Membro honorário da Associação Luso Brasileira de Transpessoal – ALUBRAT, Fellowship da Findhorn Foundation (Escócia). Reitor da Universidade Internacional da Paz – UNIPAZ. Autor e coautor de 30 livro

Lydia Rebouças
Educadora, Psicóloga e Mestra em Psicologia, com 33 anos de experiência na área clínica. Dirigiu o Projeto UniverCidade, primeira iniciativa a aplicar a abordagem holística em Brasília (1986). Cofundadora da UNIPAZ no Brasil e Vice-reitora da Rede UNIPAZ. Especializações em Psicologia Transpessoal com Prof. Dr. Pierre Weil e Core Energetics com Dr. John Pierrakos. Facilitadora de palestras, seminários e formações de facilitadores no Brasil e no exterior. Membro do Colégio Internacional dos Terapeutas, CIT-Brasil. Escritora, jardineira, artesã, velejadora e peregrina. Autora d’A Inventadeira.

Turma com início em fevereiro de 2019

Contatos: 81.3244.2742 | E-mail: secretaria@unipazrecife.org.br


Topo do Site