Histórico Unipaz

Histórico Unipaz

A primeira Universidade Holística foi fundada em Paris, por Monique Thoenig , em meados de 1970,com importante contribuição na introdução da psicologia Transpessoal na França e Europa.Esta universidade apresentava uma nova conceituação não fragmentada da realidade,denominada "Espaço Consciência".Um contato de Monique com Pierre Weil, e posteriormente com Jean Yves Leloup, foi um prenúncio de novos horizontes para esta trajetória.
Em 1985 Monique expressou cansaço em manter esta Universidade,Pierre sensibilizado em dar prosseguimento ao trabalho iniciado, resolveu reunir Monique à Jean Yves, que realizava um trabalho análogo no Centre International de la Sainte-Baume, em Monique.
Neste encontro Jean Yves, sugeriu, a retomada para a criação por algo maior, a fundação da Universidade Holística Internacional no lugar da Universidade de Paris. Definiram então criar os estatutos e redigir a Carta Magna dessa universidade, onde está definido o que é holístico, bem como os princípios éticos que nos regem.
A próxima etapa.foi conceituar uma Formação Holística de Base,visando transmitir uma nova visão do ser humano no mundo e do seu papel na Terra.
Embora a Universidade Holística Internacional tivesse realizado um simpósio sobre o tema da "Aliança",ela não se desenvolveu em Paris.Em 1987, o então governador José Aparecido de Oliveira, convidou Pierre para integrar uma comissão do governo do Distrito Federal,e posteriormente para assumir a responsabilidade de presidir e estruturar a Fundação Cidade da Paz,como mantenedora da Universidade Holística Internacional de Brasília
.A realização do primeiro evento, O 1º Congresso Holístico Internacional de Brasília, serviu para integrar forças e disseminar as idéias de uma educação transdisciplinar, concomitante ao movimento de Basarab Nicolescu e da Unesco.Discorreu-se temas sobre a destruição do planeta,fragmentação do conhecimento, Declaração de Veneza da Unesco e a necessidade da implantação da Transdisciplinaridade nas Universidades do Mundo.Participaram da realização deste evento Roberto Crema, Lydia Rebouças, que realizava em Brasília o Projeto UniverCidade e personalidades como Ubiratan D'Ambrosio,Michel Random, MoniqueThoenig,Jean Yves Leloup e André Chouraqui escritor e artesão da paz no Oriente Médio.
Em 14 de abril de 1988,foi realizada a cerimônia de inauguração oficial da Universidade Holística Internacional de Brasília , na Granja do Ipê.A tarefa de impulsionar a Forma cão Holística de Base, ficou sob a responsabilidade de Roberto Crema, que juntamente a Lydia Rebouças, Luiz Montezuma Flávio e Sandra Rodrigues, realizaram a adaptação do planejamento à realidade brasileira.Iniciou-se a primeira turma com mais de oitenta candidatos.
A Universidade atua em três níveis: Educação, Estudos e Pesquisas e Ação Reparadora.
Educação; desdobra-se em áreas- Sensibilização: Congressos e Encontros no Brasil e Exterior e o Programa Beija-flor.Formação-,Casa Sol em Brasília para crianças.
Pós-Formação-Formação Holística de Base.
Pesquisas- São realizadas através do apoio do prof. Stanley Krippner, Califórnia, Harbans Lal Arora, do departamento de física da Universidade do Ceará, entre outros.
Ação Reparadora -Realização de programas e projetos na área de terapia pessoal,social e ambiental.
Hoje a Universidade mantém uma ampla rede de educação que se estende através de vários campus e Núcleos por todo o Brasil e exterior. Criou-se o colegiado onde a partir de Comissões específicas se analisam a estruturação dos próximos passos,realiza as revisões da FHB assim como a sua adequação ao programa "A Arte de Viver em Paz", reconhecido pela 26º assembléia geral da Unesco como sendo um método holístico de Educação para a Paz.

Topo do Site