Textos

Holismo e Ecologia por Uma Nova Era (Afonso Celso)


  • Para o homem desperto em suas faculdades intelectuais e mentais mais nobres e genuínas, não é possível uma convivência mais demorada ao lado de opostos absolutos e inconciliáveis. Toda permanência em qualquer uma das posições extremas parece-lhe um assumir, velada ou declaradamente, uma postura arbitrária, preconceituosa e presunçosa com respeito à posse da Verdade, ou uma simples acomodação a padrões adquiridos por herança ou imposição da tradição, que impedem o indivíduo de chegar a uma concepção mais abrangente da Verdade.



    Diante disto, ele se esforça para elaborar uma síntese a partir dessa massa de argumentos e semi-verdades mutuamente conflitantes, tendo como postulado imperativo a idéia de que a Verdade é una, porém infindáveis são suas formas de expressão, sendo cada expressão uma manifestação autêntica de um de seus ilimitados aspectos. Ele se esforça então para captar a essência de todas essas manifestações, buscando restituir-lhes sua unidade original, indivisível, estabelecendo uma harmonia mais firme e duradoura onde havia conflito e luta de afirmação entre verdades parciais.



    Ao que parece, no momento atual, esse esforço de síntese se apresenta não apenas como o ideal de uma elite intelectual da humanidade, mas também como uma das mais promissoras chances para a sobrevivência da espécie sobre o planeta. A pressão destas duas fortes estruturas de conhecimento, o Holismo1 - no campo das idéias -, e a Ecologia2 - no campo das ciências -, tanto são sinais de amadurecimento de uma humanidade cansada e extenuada por maniqueísmos e individualismos desgastantes, como são indícios de que a Natureza está recorrendo a mecanismos mais complexos e sintéticos para garantir sua integridade psicobiofísica. Estes são recursos inéditos na História - em sua metodologia e abordagem abrangentemente sistêmicas e racionais - que serão tentados pela Natureza até seus limites, antes que o método da restruturação pela convulsão cataclísmica seja, mais uma vez, empregado.



    Ao se admitir a presença de um princípio inteligente e autoregulador nos trabalhos da Natureza, não se incorre aqui naqueles primitivos recursos de antropomorfização do Cosmos, ou mistificação das leis naturais; antes, atende-se à evidência de que não existe sistema fechado ou isolado e que, por conseguinte, todos os sistemas são interligados e interdependentes, constituindo um único sistema dinâmica e organicamente concatenado. E isto não se aplicaria apenas aos sistemas físicos e biológicos, mas também aos sistemas de natureza intelectual e religiosa - por uma simples questão de simetria e uniformidade do critério de análise em uso. Finalmente, seguindo esta mesma regra fundamental, também os sistemas de naturezas diferentes - físicos, biológicos, mentais e espirituais -, são partes inseparáveis de um único sistema, sendo os fenômenos observados em cada campo específico, o resultado de uma complexa teia de interações que envolve todos os sistemas da Natureza. Então, sendo assim, se é verdade que em um ecossistema qualquer está presente um vetor autoregulador e automantenedor do equilíbrio dinâmico do sistema - e isto já foi constatado pela Ecologia -, é inevitável que haja uma mesma força de coesão, ligação e regulação entre todos os processos da Natureza, qualquer que seja o tipo ou categoria de fenômeno envolvido.



    Em razão disto, o equacionamento de qualquer problema social, político ou econômico, tem que passar - nesta nova perspectiva - por uma apreensão tão vasta quanto possível do contexto psicobiofísico em que se insere o problema. Eis a razão porque têm falhado as soluções parciais, de caráter meramente político ou econômico, para os problemas da sociedade moderna, da mesma forma como têm falhado os tratamentos das doenças de imunidade, ou as tentativas de compreensão das observações e pesquisas mais recentes da microfísica e da astrofísica. Será possível resolver de forma permanente um problema social unicamente através de medidas políticas e econômicas, sem se observar o contexto cultural e o atavismo psicológico envolvidos? Será igualmente possível combater enfermidades enfocando apenas o sistema fisiológico de um indivíduo, ignorando seu tônus emocional, hábitos psicológicos e história pessoal? Será ainda possível compreender as causas últimas da manifestação cósmica unicamente através do rastreamento de seu comportamento físico, ignorando as grandes forças e mecanismos psíquicos-mentais que estão presentes na Natureza, isto é, a interação entre consciência e matéria, já afirmada pela Física Quântica? Ou ainda, é possível um desenvolvimento material sadio e equilibrado do grupo social humano sem a correspondente evolução de consciência (mudança comportamental) de seus indivíduos? A estas perguntas, a nova visão holística e ecológica do mundo responde segura e firmemente: não!



    Será necessário que o trabalho de abertura intelectual - até agora sustentado por uma "minoria criativa" - seja expandido a todos os segmentos da sociedade humana através de uma nova Educação. As contribuições do Holismo e da Ecologia - cada uma dessas disciplinas buscando exceder seus próprios limites atuais de formalização e expressão -, são desde logo sentidas como de inestimável valor para essa transformação global. Uma transformação que seguramente irá de encontro a todos os limites rígidos e intolerantes, sejam de natureza étnica, social, política, ideológica ou religiosa. Cairão por terra - não sem feroz resistência - o domínio opressivo e sectário de instituições seculares ditas religiosas, assim como o materialismo nonsense, utilitarista, individualista e mercantil. Porém nada necessita ser definitivamente excluído ou destruído; ao contrário, tudo pode ser revitalizado em sua essência e - curado de deformações e cristalizações inerentes ao uso menos lúcido de antanho -, encontrar novas, flexíveis e mais verdadeiras formas de expressão. Tampouco é necessário o estabelecimento de um único modo de pensar ou um único modus vivendi; também aqui, ao contrário, todas as formas de ser podem ser harmonizadas desde que compreendidas e admitidas em sua identidade essencial. Uma unidade na diversidade, baseada numa profunda compreensão das leis gerais de interação entre os diversos sistemas psicobiofísicos da Natureza, é a chave para o desenvolvimento livre e progressivo da vida individual e grupal da Humanidade - e não uma uniformidade geral e monótona, seja de classe social, seja de credo político, filosófico ou religioso.



    Esta é a via de evolução apontada pelo Holismo e pela Ecologia para a construção de uma Nova Era. É também uma das poucas alternativas que restam à Humanidade para - através de sua intervenção inteligente -, corrigir o curso dos acontecimentos em favor de sua sobrevivência. Mas, se forem desperdiçadas as oportunidades de redirecionamento que estão agora acessíveis à espécie humana, a Natureza seguramente procurará reequilibrar-se através de seus próprios meios...

    1. Holismo: postura filosófica - encontrável, primeiramente, no monismo do Advaita Vedanta hindu, posteriormente revivida no pensamento grego por Plotino, e modernamente revigorada pelo desenvolvimento da pesquisa holográfica* e da memória celular - caracterizada por uma abordagem sistêmica e sintética (não-dualista) dos aspectos observáveis ou inteligíveis da Natureza, onde cada elemento de um campo é considerado um evento que reflete e contém todas as dimensões ou propriedades do campo.

    2. Ecologia: inicialmente restrita ao estudo das relações entre os seres vivos e seu habitat natural, generalizou-se fortemente - sobretudo devido aos progressos da Teoria Geral dos Sistemas -, ultrapassando os limites da Biologia, Química e Física, sendo uma de suas realizações mais recentes a Hipótese de Gaia: teoria que demonstra como toda a Terra (Gaia, a deusa grega) age e reage através dos fenômenos físicos, químicos, econômicos, sociais e ideológicos, como um único organismo vivo, em busca de equilíbrio e permanência.

    *Um holograma é um filme especial obtido com raios laseres, onde qualquer pedaço, por menor que seja o tamanho, é capaz de reproduzir a informação do filme completo.

Topo do Site